Paquitas


 

Elas assistentes de palco e dançarinas dos programas da Xuxa, que a acompanharam em apresentações por todo o Brasil e também no exterior. Assim como Xuxa, estiveram sob o comando da diretora e empresária na época, principal responsável na escolha das meninas.

Inicialmente atuando apenas como auxiliares de Xuxa, logo foram lançadas comercialmente como um grupo musical, alcançando êxito com canções como "Fada Madrinha (É Tão Bom)", que se tornou sua canção assinatura. As meninas eram escaladas na pré-adolescência, por volta dos 10 aos 15 anos, e a deixavam o grupo no início da vida adulta, entre os 17 e os 20 anos.

Nos programas apresentados por Xuxa nos Estados Unidos, as assistentes de palco eram conhecidas como "Pixies".

 

1ª geração (1984-1990)

A história das Paquitas teve início em 1984, na antiga TV Manchete, quando Xuxa ainda apresentava o programa Clube da Criança. Em uma viagem para Nova Yorque, Xuxa conheceu um papagaio chamado Paquito e se "apaixonou" por ele. O interesse da apresentadora pelo animal deu origem a um personagem para seu programa, que recebeu o nome de Paquito. Xuxa demonstrava dificuldade em tomar conta das crianças que frequentavam as gravações sozinha, o que fez Marlene Mattos, que era diretora do programa na época, ter a ideia de escolher uma auxiliar de palco para o programa. A escolhida foi Andréa Veiga, que era tida como uma namorada para o mascote do programa, sendo então apelidada de "Paquita".

No ano seguinte, ainda na Manchete, houve a necessidade da contratação de uma segunda assistente. A escolhida foi Heloísa Morgado, que ganhou o apelido de "Paquita 2". Após a transferência de Xuxa para a TV Globo, Heloísa Morgado "Paquita 2" foi substituída por Andréia Faria, cujo apelido era "Xiquita Sorvetão". Em seguida, Louise Wischermann, a "Pituxa Alemã", entrou para o elenco do Xou da Xuxa. No ano de 1987, a diretora Marlene Mattos decidiu aumentar o número de ajudantes de palco, escalando Ana Paula Guimarães, a "Catuxa", em março do mesmo ano. Ana Paula participou de um mês de testes ao lado de Luciana Vendramini, sendo a primeira paquita a ser eleita após uma fase de testes. Em 1987, o título de Paquita já era considerado uma profissão, e seria o maior sonho de inúmeras adolescentes daquela geração.

 

2ª geração (1987-1995)

Ainda em 1987, Marlene Mattos resolveu contratar substitutas para as mais velhas do grupo. Assim, foram eleitas Roberta Cipriani a "Xiquitita Surfista", em 26 de maio. Sete meses depois, no dia 31 de dezembro, Tatiana Maranhão foi escolhida como a "Paquitita Loura", e Priscilla Couto, como a "Catuxita Top Model". No final de março de 1988,Andréa Veiga deixou o grupo, pra seguir carreira solo como cantora e atriz. A última substituta do grupo, que compôs a segunda geração de Paquitas, foi Ana Paula Almeida, conhecida como a "Pituxita Bonequinha", coroada em 9 de abril de 1988.

Em março de 1989 Ana Paula Guimarães e Louise Wischermann se despedem do grupo, para apresentar um programa de videoclipes, que acabou não acontecendo. Marlene buscava encontrar novas meninas para os cargos de "Pituxa" e "Catuxa", elegendo Letícia Spiller , a "Pituxa Pastel", em março de 1989, após dois meses de testes da promoção "Paquitonas 88/89". Após a escolha de Letícia, Cátia Paganote se tornou a paquita "Miuxa Bruxa".

No mesmo ano, as meninas foram lançadas no mercado fonográfico, e cantaram pela primeira vez a música "Fada Madrinha (É Tão Bom)", no Xou da Xuxa Especial 3 anos. O grupo era formado por sete paquitas, sendo elas "Paquitita", "Pituxa", "Pituxita", "Catuxita", "Xiquita", "Xiquitita" e "Miuxa". Após a primeira apresentação, as meninas lançaram seu primeiro álbum Paquitas, que foi um grande sucesso em território nacional. Além da faixa "Fada Madrinha", outros sucessos como "Alegres Paquitas", "Um Ano Sem Você" e "Playback" também caíram no gosto do público. O álbum atingiu a vendagem de 800 mil cópias, recebendo assim os certificados de Ouro e Platina.

No final de 1989, ainda divulgando as músicas do primeiro álbum, surgiu o concurso que escolheria a Paquita paulista. A vencedora foi Juliana Baroni, que se tornou "Catuxa Jujuba" em fevereiro de 1990, substituindo a primeira "Catuxa" Ana Paula Guimarães. Em 1990, após desentendimentos com Marlene Mattos, Andréia Faria deixou o grupo. Sua vaga gerou uma nova promoção, que começou em fevereiro de 1990. O concurso "Xiquita 1990", contou com a participação de 2.500 garotas, sete delas chegando à final. A vaga de "Sorvetão" foi assumida por Bianca Rinaldi, apelidada de "Xiquita Bibi", no dia 27 de março de 1990 (aniversário de 27 anos de Xuxa).

Em 1990, as paquitas fizeram parte do elenco dos filmes Lua de Cristal e Sonho de Verão, que foram sucessos consideráveis de bilheteria, juntamente com suas respectivas trilhas sonoras lançadas pela Som Livre. Em ambos os filmes, atuaram ao lado do recém-formado grupo de paquitos. Em novembro do mesmo ano, Tatiana Maranhão saiu do grupo e no seu lugar entrou a "Paquitita Pluft" Flávia Fernandes, após uma série de testes na qual não foi aceita. Em 1991, o grupo gravou o segundo álbum, lançando sucessos como "Trocando Energia", "Auê", "Batatinha Frita", "Mangas de Fora" e "Sonho de Verão", que foi tema do filme. Ainda em 1991, Ana Paula Guimarães retornava ao grupo ,sob o apelido de "Catu". Em 1992, Letícia Spiller deixou a formação para seguir sua carreira de atriz. Mesmo após o fim do programa Xou da Xuxa, as moças continuavam se apresentando como Paquitas.

Em 1993, foram intérpretes da música "Eu Não Largo O Osso", tema de abertura do programa infantil TV Colosso. Em 1994, as Paquitas da 2ª geração gravaram sua última música, "Alô Dj", que foi lançada no álbum Funk Brasil, do DJ Marlboro. Essa geração também participou da primeira etapa da turnê de Xuxa, Sexto Sentido, nome do álbum lançado na mesma época.

 

Paquitas New Generation (1995- 2000)

Em 1995, com a chegada a maioridade, o grupo foi renovado por Marlene Mattos. Em 29 de Abril do mesmo ano, a formação composta por Ana Paula Almeida, Ana Paula Guimarães, Cátia Paganote, Flávia Fernandes, Priscilla Couto, Bianca Rinaldi, Roberta Cipriani e Juliana Baroni deu lugar a uma nova geração de Paquitas. Já no programa Xuxa Park do mesmo dia, a terceira geração foi eleita, conhecida como Paquitas New Generation. Caren Lima, Graziella Schmitt, Diane Dantas, Gisele Delaia, Andrezza Cruz,Bárbara Borges e Vanessa Melo ganharam apelidos atuais, que pudessem agradar o público atual e antigo de Xuxa.

Caren Lima tornou-se a "Chaveirinho", Graziella Schmitt era "Grazi Modelão", Diane Dantas virou "Lady Di", Gisele Delaia foi "Miss Queimados", Andrezza Cruz foi "Dezza",Bárbara Borges virou "Babubonitona", e Vanessa Melo foi chamada de "Flashdance". Seus uniformes também se modernizaram, com os tradicionais uniformes no Xuxa Park, roupas colegiais no Xuxa Hits e roupas variadas no Planeta Xuxa. No mesmo ano gravaram seu primeiro disco onde destacam diversos singles como "Nova Geração", "Ah, O Amor", "Telefone Toca", "Suor e Sorriso", além de regravar a música "Fada Madrinha" do primeiro disco. Em 1997, gravaram seu segundo álbum onde músicas como "Planeta Dance", "Não Se Reprima" (regravação do grupo Menudos) e "Vem Dançar Comigo" (regravação de Xuxa). Diane Dantas deixou o grupo em 1998, e após três anos como Paquitas, as meninas restantes foram uma vez mais substituídas. O novo concurso foi aberto por Marlene Mattos, para meninas de todo o Brasil. Bárbara Borges foi a segunda a deixar a formação, em abril de 1999, para seguir na carreira de atriz.

 

Geração 2000 (1999-2002)

As Paquitas Geração 2000 foram escolhidas no Planeta Xuxa e anunciadas em 29 de março de 1999, com um contrato de apenas 3 meses, para se adaptarem a nova rotina. No mês de Julho de 1999, as Paquitas 2000 começaram seu treinamento juntamente com as Paquitas New Generation. Elas já eram destaques em revistas e jornais. No terceiro trimestre de 1999 o Planeta Xuxa as recebeu também ao lado das demais As Paquitas Nova Geração,que se despediram do programa em outubro de 1999, embora tenham continuado como staff do programa por alguns meses até março de 2001, quando o programa especial de número 150 foi ao ar, na semana seguinte foram substituídas pelas Garotas do Zodíaco.As meninas da Geração 2000 continuaram suas atividades no Xuxa Park, e no inicio de 2001 foram retornaram para o Planeta Xuxa, após o incêndio do Xuxa Park.Elas participaram dos programas da Globo durante dois anos.Elas também fizeram coro nos CDs: XSPB Vol 01, Vol 02 e Vol 03,além do CD Xuxa 2000.  As Paquitas 2000 participaram dos filmes Xuxa Requebra, Xuxa Popstar e Xuxa e os Duendes.  Devido ao cancelamento dos programas de Xuxa no período,elas não chegaram a lançar um disco,mas apresentaram alguns singles: "Pelo interfone" (regravação de Ritchie) e O Sonho Continua. Também tiveram as músicas: "Amigo Velho" cantada no Planeta Xuxa, "Momento Mágico" que entrou na trilha sonora do filme Xuxa e os Duendes além de Em Todo Lugar.  As "Paquitinhas" (como eram chamadas) chegaram a participar de uma versão de verão do Planeta Xuxa A geração 2000 foi composta por Letícia Barros, Thalita Ribeiro, Gabriella Ferreira, Monique Alfradique, Lana Rodes, Stephanie Lourenço,Joana Mineiro, e Daiane Amêndola.

 

Fim

Em julho de 2002, o grupo Paquitas foi extinto após o fim do Planeta Xuxa e, consequentemente, da parceria de Xuxa e Marlene Mattos.

 

Quarteto X (2012-2014)

Ana Cecília Calderon, Caren Lima, Fabrilla Cruz e Michelle Ferreira formaram o primeiro grupo pós-Paquitas de Xuxa do extinto TV Xuxa da Rede Globo. Em alguns programas, apareciam com a roupa usada pelas Paquitas. Os fãs de Xuxa as consideravam como as "novas Paquitas", mesmo na faixa dos 30. Ana Cecília, Caren e Fabrilla já trabalharam com a Xuxa anteriormente, Ana Cecília como Garota do Zodíaco (parte do Planeta Xuxa), Caren foi Paquita "Chaveirinho" (da formação New Generation) e Fabrilla fazia parte do corpo de baile do Xuxa Park, respectivamente. O grupo se desfez após o fim do programa na Globo.

 

Relação completa

 

Nome Artístico Data de Nascimento Geração Apelido
Ana Paula Almeida 1 de fevereiro de 1977 2ª Geração Pituxita Bonequinha
Ana Paula Guimarães 5 de julho de 1973 1ª e 2ª Gerações Catuxa ou Catu
Andréa Veiga 9 de agosto de 1969 1ª Geração Paquita / Paca / Paquita-mor / Paquitona
Andréia Sorvetão 1 de agosto de 1973 1ª Geração Xiquita Sorvetão / Xica / Comadre / Peso Pesado
Andrezza Cruz 5 de setembro de 1979 3ª Geração New Generation Dezza / Bocão / Johnathan / Paquita exemplar
Bárbara Borges 26 de janeiro de 1979 3ª Geração New Generation Babunitona
Bianca Rinaldi 15 de outubro de 1974 2ª Geração Xiquita Bibi / Bia
Caren Lima 27 de abril de 1982 3ª Geração New Generation Chaveirinho / Bonitinha
Cátia Paganote 20 de março de 1976 2ª Geração Miúxa Bruxa / Lábios de mel
Daiane Amêndola 21 de janeiro de 1985 4ª Geração Geração 2000 Docinho
Diane Dantas 5 de novembro de 1980 3ª Geração New Generation Lady Di / Pupila
Flávia Fernandes 19 de março de 1976 2ª Geração Paquitita Pluft / Flavinha
Gabriella Ferreira 28 de outubro de 1985 4ª Geração Geração 2000 Gaby / Paquita perua
Gisele Delaia 8 de outubro de 1980 3ª Geração New Generation Miss Queimados / Cinturinha de pilão / Gigi
Graziella Schmitt 26 de maio de 1981 3ª Geração New Generation Grazy modelão
Heloísa Morgado 6 de janeiro de 1969 1ª Geração Paquita 2
Joana Mineiro 16 de outubro de 1985 4ª Geração Geração 2000
Juliana Baroni 17 de abril de 1978 2ª Geração Catuxa Jujuba / Paquita Paulista / Jujubinha / Pimpoja / Pimpolla (Argentina somente)
Lana Rhodes 29 de setembro de 1986 4ª Geração Geração 2000 Cabritinha
Letícia Barros 26 de junho de 1988 4ª Geração Geração 2000 Lê / Lelé / Melissa / Lexinha
Letícia Spiller 19 de junho de 1973 2ª Geração Pituxa Pastel
Louise Wischermann 25 de fevereiro de 1974 1ª Geração Pituxa Alemã / Pituxa / Pituxona / Oinc Oinc
Monique Alfradique 29 de abril de 1986 4ª Geração Geração 2000 Nique / Dique / Pastelzinho
Priscilla Couto 15 de dezembro de 1977 2ª Geração Catuxita Top Model / Tourinho / Sebastiana
Roberta Cipriani 27 de fevereiro de 1976 1 geração Xiquitita Surfista
Stephanie Lourenço 3 de janeiro de 1987 4ª Geração Geração 2000 Teté
Tatiana Maranhão 9 de maio de 1977 2ª Geração Paquitita loura
Thalita Ribeiro 15 de abril de 1988 4ª Geração Geração 2000 Varetinha / Thatá
Vanessa Melo 18 de agosto de 1979 3ª Geração New Generation Flashdance / Estrupício

 FONTE: WIKIPEDIA